Turistas russos alteram plataformas de reservas num mercado em transformação

Turistas russos alteram plataformas de reservas num mercado em transformação

A economia da Rússia está a sofrer mudanças drásticas durante a sua invasão à Ucrânia. Inevitavelmente, isto também tem afectado o mercado turístico, assim como o comportamento dos consumidores, os potenciais destinos de Verão, assim como as suas perspectivas.
Embora muitos destinos potenciais tenham virtualmente fechado as portas aos russos, os intervenientes no sector permanecem algo optimistas, principalmente no que diz respeito ao Turismo interno, apesar dos enormes problemas resultantes da guerra.
 
Plataformas de Reservas Locais em Ascensão
 
Neste contexto, a MTS analisou os dados despersonalizados sobre o número de visitantes únicos aos sítios de reserva de alojamento para viagens entre 14 de Fevereiro e 10 de Março deste ano.
Após 5 de Março, o número de utilizadores em sítios web estrangeiros para reservas de hotel e alugueres de curto prazo diminuiu drasticamente devido a limitações impostas ao mercado russo.
O número de visitantes do website TripAdvisor diminuiu 19% em comparação com o de Fevereiro de 2022, enquanto o tráfego da Booking.com diminuiu 18%. Agoda e Airbnb diminuíram 15% e 12%, respectivamente, mas a queda mais notória foi registada pela Trivago - 59%.
Os utilizadores mudaram para plataformas de reservas russas para procurar quartos de hotel e apartamentos. No período de 5 a 10 de Março, o número de utilizadores em bronevik.com quadruplicou, enquanto o tráfego em ostrovok.ru triplicou. A procura de serviços kvartirka.com (59%), sutochno.ru (38%), e 101hotels.com (24%) também aumentou.
Especialistas vêem este desenvolvimento como uma oportunidade para melhorar os serviços de vendas online, tecnologias e projectos de TI russos no domínio do Turismo.
Ao mesmo tempo, porém, a proibição de redes sociais populares como Instagram e Facebook levará a um estreitamento das oportunidades de publicidade, e a Yandex, a única grande plataforma de publicidade que resta, irá inevitavelmente aumentar os preços.
 
Turismo Doméstico uma "Ilha de Estabilidade"


No entanto, esta não é a única consequência inevitável da invasão da Rússia. Com o encerramento de muitos destinos, os especialistas acreditam que o Turismo interno será mais uma vez a âncora do sector turístico da Rússia.
Os operadores turísticos estrangeiros encontram-se numa situação particularmente difícil, tendo sofrido mais um golpe após a pandemia da Covid-19. Por conseguinte, terão também de deslocar o seu foco para o mercado interno, a fim de poderem sobreviver.
Os especialistas consideram o Turismo interno uma "ilha de estabilidade" que proporcionará aos operadores turísticos e agências de viagens uma oportunidade de ganhar dinheiro numa altura em que a Rússia se encontra mais isolada do que nunca.
Neste sentido, o programa de cashback renovado lançado pelo governo russo poderia estimular as vendas, mas neste momento, alguns especialistas consideram que mesmo a procura de viagens turísticas na Rússia é 50% mais baixa do que há um ano.
 
Tudo considerado, existe uma atmosfera de grande incerteza entre os russos. Observa-se um "comportamento muito reservado por parte dos consumidores", uma vez que as pessoas estão actualmente mais concentradas em produtos essenciais do que em vales turísticos e de viagens.

23 Março 2022